domingo, 16 de outubro de 2011

Práticas Pedagógicas na Implementação do Proeja/ E.S.

Os Avanços , Tensões e Desafios de um Processo Político do Proeja no Estado do Espírito Santo. Conforme o artigo o movimento de construção dos Projetos Pedagógicos dos cursos do proeja no IFES-Vitoria/ES avanços, tensões e desafios de um processo político, nota-se que faz parte de um grande trabalho dos profissionais envolvidos com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos , apesar der ser uma modalidade nova na Instituição, ela já tem provocado importantes movimentos em favor da discussão não só do projeto que se pretende construir, mas também do que tem vigorado no ensino técnico federal há anos, considerando as variações pelas quais passou a rede ao longos dos tempos. Pois, a educação de jovens e adultos tem como meta o resgate do sujeito na perspectivada cidadania popular, assim resgatando a dignidade dos sujeitos historicamente excluídos do direito a educação e a totalidade dos bens necessários á vida. Superando a ideologia neoliberal. Portanto, o direito a EJA significa reconhecer que os jovens e adultos devem educar-se ao longo da vida, buscando desenvolver todas as suas potencialidades humanas, e não receber um simples treinamento para o mercado. Diante da realidade a partir da implantação do PROEJA na rede federal, conforme o Decreto 5840/2006, o desafio que impôs consistiu na busca pela realização de um currículo integrado, de modo a superar uma perspectiva de formação restrita ao mercado de trabalho e baseada na dicotomia trabalho manual/ trabalho intelectual. Através deste desafio percebeu que o envolvimento dos profissionais ligados a área de formação profissional e a de formação básica era um pressuposto fundamental para o processo de elaboração e discussão dos Projetos pedagógicos dos Cursos. Após vários seminários, reuniões para discussão e debate sobre a proposta dos cursos os professores do grupo de formação continuada se reuniram por área para revisar e propor alterações na ementas das disciplinas, resultando deste trabalho propostas de ensino apoiada em eixos temáticos. Os avanços sugiram através da superação de uma perceptiva compensatória presente na oferta da modalidade pela instituição. Considerando que o processo é de fundamental importância para a superação dos voluntarismos pedagógicos e de uma visão que tem acompanhado a educação de jovens e adultos ao longo de sua historia. Nota-se que os alunos apesar de terem experiências do trabalho, nem sempre tem emprego, mas o buscam com freqüência, para melhores oportunidades. Nessas experiências produzem saberes, conhecimentos, com que chegam á escola como: saberes de vida, das práticas sociais em casa, na rua, na igreja, no mundo do trabalho, nas lutas pela sobrevivência, saberes este que nem sempre revelam seus direitos enquanto cidadãos. Nesse sentido, cabe destacar que concebemos como conteúdos estruturantes na modalidade EJA os mesmos da modalidade regular, nos níveis fundamental e médio, porém com encaminhamento metodológico diferenciado, considerando as especificidades dos(as) educandos(as) da EJA; ou seja, o tempo curricular, ainda que diferente daquele estabelecido para o ensino regular, contempla o mesmo conteúdo. Isso se deve ao fato de que o público adulto possui uma bagagem cultural e de conhecimentos adquiridos em outras instâncias sociais, uma vez que a escola não é o único espaço de produção e socialização de saberes. Assim, é possível tratar do mesmo conteúdo de formas e em tempos diferenciados, tendo em vista as experiências e trajetórias de vida dos educandos da EJA. Portando a partir da idéia de integração as inquietações dos professores em relação ao currículo integrado e sua implementação impulsionaram o pensar de um novo Projeto Político Pedagógico, buscando uma efetiva articulação entre a educação básica de nível médio e a formação técnico – profissional, visando á formação integral do sujeito. Assim como ocorreu os avanços, as tensões foram manifestadas ao longo dos debates em torno do projeto Político Pedagógico dos curso do Proeja. A necessidade de dar sequência aos movimentos iniciados e de conhecer o caráter político necessário ao fortalecimento da Eja. Segundo Brasil (...) formação humana, no sentido lato, com acesso ao universo de saberes e conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos historicamente pela humanidade, integrada a uma formação profissional que permita compreender o mundo, compreender-se no mundo e nele atuar na busca de melhoria das próprias condições de vida e da construção de uma sociedade socialmente justa. A perspectiva precisa ser, portanto, de formação na vida e não apenas de qualificação do mercado ou para ele. (BRASIL, 2006,P. 07). Percebe-se muitos foram os desafios enfrentados na implantação do Proeja como : a interação entre as áreas geral e técnica entre as disciplinas, avanços das concepções e princípios, a revisão da forma de ingresso dos alunos nos cursos do proeja que pode contribuir para a redução e evasão. A redução da evasão representa uma vitória para os sujeitos da EJA, pois irá fortalecer a modalidade e consolidar o programa na instituição. Fica então aos profissionais o desafio maior de manter-se envolvido nessa luta, reconhecendo, assim que não pode fazer educação sem posicionamento político, não pode mudar uma realidade sem encará-la de frente.

Dessa forma, a educação de jovens e adultos tem como meta o resgate do sujeito na perspectiva da cidadania. Por isso, buscar a formação profissional voltada ao mercado de trabalho depende muito da proposta dos nossos governantes. Assim, a EJA tem como direito a formação para a cidadania e seu desenvolvimento pleno de todas as potencialidades humanas.

Um comentário:

  1. Texto produzido pelo Wiki 2 - Grupo 4 - Produções da pesquisa e das práticas pedagógicas na Implementação do PROEJA no Estado do Espírito Santo, do curso Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da EJA.

    Componentes:
    - Andressa Côco Lozorio
    - Cíntia Costa Soave Lorenzon
    - Dalvinha DALVINHA BENTO SANT`ANA
    - Dila Maria Borges Pereira
    - Evângela Cristina da Costa Souza

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